
Um dos aspectos mais importantes no momento de planejar a casa nova é qual dos estilos de arquitetura residencial será usado. É claro que, atualmente, notamos uma crescente tendência de misturar uma série de características no mesmo ambiente. No entanto, ainda que haja uma liberdade mais acentuada nesse sentido, decidir por um estilo arquitetônico pode ajudar muito nas escolhas a serem feitas em diversos aspectos.
Os estilos de arquitetura residencial
Além disso, os estilos de arquitetura residencial transcendem a questão estética dos lares, pois levam em consideração diferentes elementos do local onde haverá a construção. Dessa maneira, além de determinar a estética, a arquitetura molda também a organização da residência como um todo. Para tornar essa discussão mais tangível, elencamos abaixo algumas coisas que ajudam a conduzir a escolha sobre os estilos de arquitetura residencial:
● Clareza sobre os hábitos rotineiros dos moradores (trabalho, lazer etc.);
● Definição sobre os usos premeditados para cada cômodo da casa;
● Verificação das características climáticas do local;
● Necessidade ou não de área externa.
Esses são apenas alguns dos pontos essenciais a serem considerados no planejamento da residência. Eles se justificam pelo fato de ajudarem a organizar o funcionamento da casa na prática, antecipando necessidades e sistematizando o seu uso. A partir dessas noções, verificaremos, a seguir, os principais estilos de arquitetura residencial.
1. Estilo clássico
O estilo de arquitetura residencial clássico é ideal para quem não quer arriscar muito ou se aventurar com escolhas mais ousadas. Inspirado em construções mais tradicionais, o estilo clássico traz consigo elementos das culturas grega e romana. Como características elementares, é geralmente composto pelo seguinte:
- Colunas redondas e com detalhes;
- Pórticos de entrada simétricos;
- Fachadas imponentes.
Além disso, no que diz respeito aos materiais mais utilizados, destacam-se o mármore e o calcário. Para a cobertura, majoritariamente, usam-se madeira e telhas.
2. Estilo minimalista
No estilo de arquitetura residencial minimalista, tem-se a sobressalência de elementos sóbrios e simples. Para quem opta por esse tipo de arquitetura, o que está em jogo é mesmo o uso de cores claras e o mínimo de itens decorativos. O seu grande diferencial reside no uso de formas geométricas mais limpas, onde se destacam as linhas retas.
Na contemporaneidade, esse estilo tende a ser um dos preferidos dos mais jovens. Por acompanhar uma cultura cada vez menos apegada a coisas materiais, o minimalismo valoriza apenas o que é essencial ao momento presente. Como resultado, as casas construídas a partir de características minimalistas tendem a ser atraentes e leves.
3. Estilo moderno
Um dos estilos de arquitetura residencial que tem ganhado notoriedade é o moderno. De forma geral, são residências que usam muito vidro e concreto. Além disso, esse estilo arquitetônico é composto por espaços amplos e integrados, com decoração limpa e sofisticada.
Em termos estruturais, possui algumas especificidades, dando preferência aos espaços visualmente livres. Algumas das características que mais o destacam são:
● Pilares invisíveis;
● Integração dos espaços;
● Janelas em fita;
● Terraço jardim.
Nesse tipo de arquitetura, o que fica mais evidente é sua estrutura independente. Dessa forma, um dos seus principais diferenciais trata-se das inúmeras possibilidades inerentes à sua configuração. Por essas e outras, tem atraído profundamente aqueles que gostam de acompanhar as grandes tendências do momento.
4. Estilo americano
No estilo arquitetônico americano, algo que salta aos olhos é a posição do imóvel no terreno: sempre no centro. Ao seu redor, tendem a comparecer espaços cheios de plantas e natureza. Além disso, uma das características desse estilo é o uso de cores claras, com vigas expostas na fachada e o uso de madeira geralmente pintada de branco.
Bastante comum em nosso imaginário, graças aos inúmeros filmes estadunidenses com os quais estamos acostumados, esse estilo tende a ganhar a simpatia de muitas pessoas. Em sua estrutura, comumente conta com decks de madeira em frente a casa. Devido a essa configuração mais aberta, esse estilo arquitetônico tende a ser uma opção, sobretudo, em condomínios fechados, já que seus muros são baixos.
5. Estilo rústico
Dentre os estilos de arquitetura residencial, o rústico é o que mais dialoga com a natureza. A sua essência, inclusive, está nos elementos dela. Nesse sentido, uma das sensações trazidas por esse estilo é justamente o contato mais intimista com o seu exterior. Como características estruturais, ressaltam-se as seguintes:
- Integração do seu interior com o exterior;
- Iluminação suave e quente;
- Pedras naturais aparentes;
- Aberturas em vidro;
- Diferentes texturas;
- Madeira de demolição;
- Fachadas imponentes;
- Paredes verdes;
- Clima de natureza.
Para quem aprecia esse contato mais próximo com o verde e com a sensação de estar no meio da floresta, o estilo rústico é uma excelente opção. Ao trazer todos esses diferenciais, consegue criar uma atmosfera única para quem deseja, por exemplo, morar na cidade sem perder o ar do campo.
Conheça o Real Parque da Real Urbanismo
Depois de conhecer os principais estilos de arquitetura residencial, que tal dar uma olhada no melhor lugar para colocar o seu planejamento arquitetônico em prática? O Real Parque é o que há de mais moderno e preparado para a construção do seu novo lar. Entre em contato com a Real Urbanismo e conheça os detalhes desse novo empreendimento.